terça-feira, 29 de abril de 2008

Gralha de Bico Vermelho




Estatuto de Conservação: Em Perigo(EN)

A população de gralhas encontra-se muito dispersa por todo território continental.

Nos últimos 10 anos verificou-se uma redução de 50 a 80 % da população portuguesa desta espécie.

A nível nacional não chega aos 500 indivíduos. Estima-se que o núcleo do Gerês contenha cerca de 40 indivíduos, o do Douro Internacional 100-150 casais, o do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros cerca de 100 indivíduos, o do Alvão 6 indivíduos; na zona de Sagres, foram contados apenas cerca de 34 indivíduos.

A gralha alimenta-se de insectos, escaravelhos, gafanhotos, lagartas e larvas, que durante o inverno complementam com sementes e grãos.

Em Portugal, a gralha-de-bico-vermelho nidifica isoladamente ou por vezes em colónias um pouco dispersas. Os ninhos são ocupados pelos mesmos casais todos os anos e o território que circunda o ninho é defendido durante a época de nidificação.
Os machos de gralha-de-bico-vermelha acasalam só com uma fêmea, sendo a relação de duração permanente. O casal mantém-se junto todo o ano, juntando-se por vezes a outros indivíduos para formar pequenos bandos. Ambos os progenitores constroem o ninho e alimentam as crias. Durante a nidificação a fêmea dorme no ninho, e o macho perto deste (normalmente na mesma plataforma ou noutra pouco afastada) até os jovens abandonarem a área de nidificação.

Ameaças:
- O abandono agrícola e do pastoreio extensivo
- O sobrepastoreio afecta a composição e estrutura da vegetação, reduzindo a disponibilidade alimentar.
- A pressão turística que se verifica nas zonas costeiras e montanhosas gera grande perturbação
Humana
- O aumento da utilização de agro-químicos intervém directa e indirectamente nas populações de aves, aumentando a mortalidade e reduzindo a capacidade reprodutiva e diminuindo as populações presa;
- A florestação das terras agrícolas resulta na perda de habitat para a espécie.

1 comentário:

Projecto Bico-vermelho disse...

Antes de mais, parabéns pelo vosso blog, pois os animais em perigo, precisam de atitudes como esta. Em particular para a Gralha-de-bico-vermelho, ficei contente pelo vosso post a esta espécie.

Podem ver mais coisa sobre esta espécie em:
http://pyrrhocorax-project.blogspot.com/

paulo Barros